Água Doce é Destaque na fase final do Projeto Verde é Vida da AFUBRA

O Projeto Verde é Vida da AFUBRA, é um programa permanente de educação ambiental que leva às comunidades por meio das escolas, informações, conceitos e práticas de preservação ambiental.

O “Verde é Vida” atua nas comunidades rurais onde a AFUBRA está presente, defendendo os interesses dos pequenos agricultores na fumilcultura e na diversificação da propriedade rural. As informações são do Coordenador do Projeto Márcio Guimarães que destaca que o projeto que surgiu em 1991 é um dos programas ambientais mais antigos do Brasil.

Participam do Projeto na região as cidades de Água Doce, Joaçaba, Herval D´Oeste, Luzerna, Treze Tílias, Erval Velho, e Capinzal.

Na fase final que aconteceu ontem no município de Água Doce, o Centro de Educação Municipal Frei Silvano, conquistou mais uma vez o Destaque com o Projeto” Estumática – Números na Estufa”, projeto que foi Destaque na Feira Nacional de Matemática em Brusque desse ano.

A Diretora do CME Frei Silvano e Orientadora do Projeto, Gissele Guidorsi explica que “ Estumática, Números na Estufa” é um projeto ambiental que foi adaptado para a feira de matemática com foco em “Cálculos”, mas que o projeto foi desenvolvido desde o início com foco no meio ambiente e com o objetivo de participar do Projeto Verde é Vida, da AFUBRA.

Ontem (22/10), o projeto foi apresentado na sua forma original, com foco no Meio Ambiente pelos alunos Bianca de Moura Ramos e Gabriel Henrique Percisi do Centro Educacional Municipal Frei Silvano que agora representarão o município e também a filial da AFUBRA de Herval D´Oeste na EXPOAGRO que será na cidade de Santa Cruz – RS.

A diretora e orientadora do Projeto, Gissele Guidorsi, diz que a EXPOAGRO é a maior feira agropecuária da América Latina, e que a edição de 2013 teve um fluxo de 62 mil pessoas.

“É a segunda vez que o Centro Educacioanl Municipal Frei Silvano ganha o 1º lugar no Projeto Verde é Vida e irá representar o município de Água Doce e a AFUBRA de Herval d´Oeste na EXPOAGRO 2014, motivo de orgulho e satisfação para todos nós educadores e incentivadores da pesquisa científica, disse Gissele”.

A Secretária de Educação Juciana de Souza Araújo Soares que foi prestigiar o evento disse que todos os municípios estão de parabéns pelos trabalhos apresentados e que o objetivo maior do projeto certamente é este de motivar e incentivar o trabalho de pesquisa.

Juciana parabenizou em especial o Centro Educacional Municipal Frei Silvano através da orientadora e diretora da escola, seus alunos e toda a equipe envolvida que acreditaram e se dedicaram para o desenvolvimento do projeto que não foi uma pesquisa científica de dois, três meses, mas um trabalho de mais de um ano que contou com a participação e envolvimento também da comunidade que colaborou com a doação de garrafas pets, utilizadas para a construção da estufa.