Conselho Municipal de Saúde tem nova Diretoria.

As informações são do Secretário Municipal de Saúde e Promoção Social Orlando Fávero, informando que aconteceu na tarde de terça-feira (25/02) a eleição da Nova Diretoria do Conselho Municipal da Saúde, órgão deliberativo, de grande responsabilidade perante o município, por ter este o poder de fiscalizar, sugerir, questionar, aprovar ou não ações, projetos, obras desenvolvidas pela secretaria municipal de saúde, bem como a oportunidade de olharem e discutirem juntos sobre as necessidades deste setor no município.

Várias entidades do município são consultadas para que encaminhem representantes de suas entidades, e para que desta forma o Conselho seja o mais democrático possível disse o Secretário Municipal.

O Conselho Municipal de Saúde em Água Doce foi criado em 1996, e a diretoria é eleita a cada dois anos. Para o Biênio 2014/2016 foi eleita como Presidente a representante dos Profissionais da Saúde, Silvia Bortolini, Vice-Presidente Rogério Heberle representante dos usuários e que foi o presidente no último biênio; como 1º secretária ficou eleita Luciani Cristina Alves, representante do governo e 2º secretária Caroline Lampert também representante dos profissionais da saúde. Os demais membros indicados pelas entidades permanecem como membros efetivos do Conselho neste biênio 2014/2016.

Segundo Silvia, presidente eleita, as reuniões são abertas para a comunidade e ocorrem toda segunda terça-feira do mês na sala de reuniões da secretaria municipal de saúde:

“Qualquer cidadão pode participar, contribuindo com sugestões e apontando problemas específicos da sua comunidade. Além disso, é uma forma também de acompanhar os projetos em que a Prefeitura está trabalhando bem como as exigências do Conselho”, informa a presidente eleita Silvia Bortolini. Segundo ela , além das atribuições já citadas, o Conselho Municipal tem o poder de Controlar o dinheiro da saúde; acompanhar as verbas que chegam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os repasses de programas federais; Participar da elaboração das metas para a saúde e controlar a execução das ações na saúde.

O Secretário Municipal da Saúde Orlando Fávero e a Diretora de Saúde Fabiane Forceline são membros sempre presentes que participam das reuniões e trazem para o Conselho as informações sobre os projetos e ações que estão sendo desenvolvidos e ambos manifestam o contentamento com o trabalho da diretoria anterior, bem como do trabalho que será realizado pela nova diretoria, eleita na última terça-feira.