Inclusão: quando o diferente se torna igual
"Atualmente muito tem se falado sobre a inclusão de crianças especiais na rede regular de ensino, embora na prática não seja um processo tão simples assim.
É importante que se dê as condições para que o educando possa evoluir sem desrespeitar suas necessidades e particularidades, nem evidenciá-las.
Assim acontece hoje no Centro Educacional Frei Silvano. Recebemos no início do ano, em idade de alfabetização, um aluno com deficiência auditiva.
Inicialmente o maior desafio foi a comunicação e a preocupação com a sua aprendizagem. O conhecimento de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), teve de ser aprimorado e nesse processo todos saíram ganhando, pois hoje as duas turmas da 2ª série aprenderam os sinais.
Além da coordenação motora, a memorização e a atenção foram redobrados em função da nova língua, o que beneficiou muito a aprendizagem.
Podemos observar o quanto é importante essa integração entre os alunos, todos aprendem a conviver e a respeitar o outro, preparando-se para o futuro, pois viver em sociedade é isso: usufruir dos seus direitos, respeitando o direito do outro".
Professora: Andréia Renata do Amaral e Silva