SABIA QUE CONTROLAR A PRESSÃO ARTERIAL REDUZ EM 42% O RISCO DE DERRAME E EM 15% O RISCO DE INFARTO?

Listamos alguns dos mitos sobre o assunto, para que, dessa forma, sejam tomados os devidos cuidados com esta doença que aflige cerca de 25% da população brasileira adulta.
 
 
• Somente tirar o sal da comida já controla a pressão arterial:
MITO. O sal é apenas um dos fatores a serem controlados, mas, é preciso também ficar atentos com o sódio de muitos alimentos, principalmente os industrializados como, temperos prontos, lasanhas congeladas e macarrões instantâneos. Devemos ficar sempre alerta com a quantidade de sódio nos alimentos, visto que, o brasileiro consome, em média, o dobro da quantidade de sal recomendada pela OMS, sendo 5g (uma colher de chá) diária.
 
 
• A hipertensão é mais comum em mulheres:
MITO. É constatado que a doença acomete cerca de 35,8% dos homens e 30% das mulheres no Brasil. Contudo, após a menopausa, os maiores números da doença passam a ser das mulheres, pelo motivo de que, nesta fase, acontece a diminuição da produção do protetor natural do sistema arterial, o estrogênio.
 
 
• Hipertensão tem cura:
MITO. O fator hereditário está presente em mais de 90% dos casos, nestes casos, a hipertensão arterial não pode ser curada. No entanto, pode e deve ser controlada.
 
 
• Medicamentos para hipertensão afetam o desempenho sexual:
DEPENDE. A disfunção sexual pode ocorrer com o uso de certas medicações, porém, já existem diversos medicamentos disponíveis que não afetam o desempenho sexual!
 
 
Dúvidas? Entre em contato com uma de nossas unidades básicas de Saúde pelos fones/WhatsApp:
 
ESF Três Pinheiros – 49 3524-0011
ESF Irmã Thereza Uber – 3524-0373
ESF Alzira Itália Ferretti – 3524-0585