Consultores do Sebrae conhecem um pouco da cultura e da história de Água Doce
Consultores do Sebrae estiveram em Água Doce na quarta-feira, dia 6, dando continuidade ao Projeto “Artesanato Turístico”. Durante todo o dia os consultores, Aline Andres e Alex Rodrigues de Morais, conversaram com diversas pessoas da comunidade visando conhecer um pouco da história e da cultura da comunidade. Os consultores foram acompanhados pela diretora do departamento de cultura Marinês Aparecida Toigo Vargas e Josieli Martins, Assessora de Cultura.
O primeiro depoimento foi do ex-prefeito e historiador Walter Roque Cavalet que falou sobre seu livro “ÁGUA DOCE, DAS ORIGENS AOS TEMPOS ATUAIS”, os 10 anos de pesquisa e os fatos históricos. Sobre o tropeirismo, a imigração italiana, os personagens afrodescendentes e destacou os feitos de Horácio Lima e João Líbia. Reforçou a influência do Paraná e do Rio Grande do Sul sobre a comunidade.
Adi Félix Pontel, presidente da Associação Veneta La Montanara, comentou sobre a imigração italiana e sobre as tradições que estão na comida, na religiosidade, na vestimenta, nos jogos de carta e na fé. Reforçou as festas organizadas por eles como o Jantar Italiano e o Baile do Paiol.
Ronaldo José Santos, presidente do CTG Nego Horácio, contou sobre os eventos idealizados por eles como a Tropeirada, o trabalho voluntário nas escolas e a realização do 1º Baile a Moda Antiga. Destacou que Herciliópolis, há anos é a Capital do Vento, reforçou que o tropeiro Nego Horário nasceu e morreu em Água Doce, e que ele é figura respeitada por todo sul do país.
Marli Spagnol Guerreiro e Neidete Espindola Barbosa, professoras de artesanato, falaram sobre o artesanato local, sobre as técnicas artesanais hoje trabalhadas no município como a pintura, o crochê, bordado, o artesanato em couro, ferro, madeira, amigurumi, entre tantas outras. Marli e Neidete destacaram que o município possui muitas pessoas que atuam no setor.
Durante a noite os consultores estiveram reunidos com os artesãos destacando como vai funcionar o projeto que é totalmente gratuito e aberto a todos os artesãos de Água Doce e que vai contar com consultorias individuais e coletivas, tendo como resultado final um catálogo coletivo com 60 produtos.