Escola de Educação Básica Ruth Lebarbechon realiza IIº Sarau da Poesia
No último sábado, dia 27 de outubro, ocorreu nas dependências do Sertanejo Esporte Clube em Água Doce, o II Sarau da Poesia da E.E.B. Ruth Lebarbechon. O evento reuniu mais de 400 espectadores e contou com a declamação de aproximadamente 66 alunos, que tiveram uma excelente performance em várias categorias e modalidades.
Estiveram presentes várias autoridades, que demonstraram grande interesse, apoio e incentivo à cultura, bem como profissionais qualificados que enriqueceram ainda mais a noite e a composição da mesa julgadora.
Segundo a Professora de Língua Portuguesa e Literatura Paula Cristina Mendes, principal organizadora do evento, a repetição não tem mais espaço em sala de aula. Ao contrário, é fundamental estimular a criatividade, o espírito inventivo e a curiosidade, objetivando-se numa diversificação com qualidade para que os indivíduos estejam aptos à constantes mudanças de rumo profissional na era globalizada.
Salientou ainda que, embora a poesia possua um ar enigmático, e muitas vezes misterioso, é através dela que o homem tem expressado seus sentimentos ao longo dos tempos e revelado segredos da trajetória humana. Por isso, nessa perspectiva, a poesia pode ser vista como um portal, que permite atravessar tempo e espaço e observar a natureza humana, fraquezas e virtudes, com isso, auxiliando os alunos para um melhor desenvolvimento sócio-cognitivo.
O diretor da escola Vagner Antonio Hartcopf diz que o evento foi um sucesso e que teve o reconhecimento de toda a comunidade. Afirma ainda, que eventos dessa natureza contribuem muito para o desenvolvimento da cultura dos alunos, da escola e de toda a comunidade. Segundo o diretor, é um trabalho de resgate de uma cultura muitas vezes esquecida, e que começa dentro da sala de aula com o despertar da criança para essa modalidade literária tão bela que é a poesia. Já estamos colhendo novas idéias para que o próximo Sarau da Poesia se fortaleça ainda mais, argumentou o Diretor da escola.
Para finalizar a Professora Paula, afirmou que o importante, é enaltecer dia-a-dia essa riqueza cultural envolvendo alunos, pais e professores, e por essa razão, através de um trabalho contínuo em sala de aula, visar a estimulação de talentos poéticos escondidos dentro da escola, bem como despertar nos estudantes o interesse pela poesia, seu contexto e sua história, de acordo com cada época ou movimento literário.
Por esse motivo, a Escola de Educação Básica Ruth Lebarbechon vai continuar plantando suas sementes e acreditando que todos poderão colher os frutos de eventos como o Sarau da Poesia. Como diria Mário Quintana "O segredo não é correr atrás das borboletas, mas plantar um jardim para que elas venham até você".