Prefeita sanciona lei que cria a Galeria da História do Frei Silvano e de diretores da escola.


A prefeita Nelci Fátima Trento Bortolini sancionou a lei na manhã deste dia 12 que estabelece a criação da Galeria da História do Frei Silvano e também a galeria de diretores, um marco de valorização e reconhecimento histórico para o Centro Educacional Municipal Frei Silvano como também aos diretores da escola, em Água Doce. O projeto de lei, aprovado pelo Legislativo Municipal, destina um espaço físico para exposição de registros fotográficos das diretoras da escola e para o resgate histórico da instituição.

O resgate da memória de uma escola desempenha um papel essencial na formação da identidade de seus alunos e na valorização da comunidade escolar. Nesse sentido, o projeto pedagógico desenvolvido pela turma do 4º Ano Matutino de 2024, sob a orientação da professora Fátima Bortolini Pontel e acompanhamento da agente de apoio Aline Domingues de Oliveira, foi pioneiro ao investigar as origens do CEM Frei Silvano e promover o conhecimento da sua história entre os estudantes.

Motivados pela pergunta: “Por que nossa escola recebeu o nome Frei Silvano?”, os alunos mergulharam em uma jornada de descobertas, resgatando memórias, registros visuais e documentais, e compreendendo o papel da escola na comunidade. Além disso, o projeto promoveu o desenvolvimento de competências como pesquisa, análise crítica e colaboração, fortalecendo o sentimento de pertencimento entre os estudantes.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, do Programa A União Faz a Vida (Sicredi) e das lideranças municipais, foram realizadas diversas atividades, como:

  • Entrevistas com ex-alunos, professores e membros da comunidade escolar;
  • Organização de fotos e materiais históricos;
  • Criação da Linha do Tempo das Diretoras;
  • Produções artísticas e representações da história da escola e de seu patrono, Frei Silvano.

Essas ações resultaram em um valioso acervo que servirá como base para a Galeria da História do Frei Silvano. Entre os destaques do projeto estão:

  • A criação da Linha do Tempo das Diretoras, reconhecendo a contribuição de cada liderança;
  • A proposta de um minimuseu escolar;
  • O desejo de homenagear Frei Silvano com uma estátua.

A galeria será um espaço de memória e inspiração, permitindo que alunos e comunidade escolar conectem-se com a história da instituição. Além disso, a iniciativa promove a cidadania, o respeito à memória coletiva e valoriza as lideranças que contribuíram para o desenvolvimento da escola ao longo dos anos.

Com a sanção da lei, o Centro Educacional Municipal Frei Silvano dá um passo importante para eternizar sua história e fortalecer sua relevância na comunidade. Este projeto é uma homenagem ao passado e uma inspiração para as futuras gerações.