Proteção de Nascentes: Preservando a Vida para o Futuro

O projeto de Proteção de Nascentes é uma iniciativa que visa garantir água potável de qualidade para todos, através da preservação de fontes e do uso de tecnologias sustentáveis. Realizado em parceria entre a Prefeitura Municipal de Água Doce, a EPAGRI, o CEDUP, a Vigilância Sanitária, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Agricultura, o projeto destaca-se pela construção de filtros do modelo Imaruí, com adaptação Frei Rogério.

O sistema de filtragem lenta “Modelo Imaruí” é uma solução ambientalmente responsável, tecnicamente viável e economicamente acessível, especialmente adaptada às necessidades das famílias que vivem em áreas rurais. Utilizando materiais naturais, esse sistema coletivo de filtragem melhora significativamente a qualidade e a quantidade de água potável, beneficiando um grande número de pessoas, desde que as dimensões de construção sejam respeitadas. Nos locais onde foi implementado, o filtro não só aprimorou a qualidade da água, como também reduziu os casos de intoxicação alimentar, resultando em impactos positivos na saúde, economia e meio ambiente.

Esse projeto já recebeu reconhecimento regional e, agora, está concorrendo a prêmios em nível estadual e nacional. Além disso, por meio de oficinas promovidas pela EPAGRI, os alunos do CEDUP têm sido capacitados a compreender a importância da água de qualidade. Eles aprenderam a replicar as técnicas em suas próprias propriedades e em outras, atuando como futuros técnicos agrícolas e multiplicadores desse conhecimento essencial.

A Proteção de Nascentes reforça o compromisso com o futuro das próximas gerações, preservando esse recurso vital para a vida e a sustentabilidade.