Maria Imaculada Brunner Beal completa 105 anos

Maria Imaculada Brunner Beal – 105 Anos
Uma vida, muitas histórias

Nascida em Klausen (Chiusa), sul do Tirol Austríaco, que hoje faz parte da Itália, em 25/09/1902, Maria Imaculada Brunner Beal é, provavelmente uma das únicas sobreviventes do Velho Império dos Haburgos, que foi desmebrado depois da 1ª  Guerra Mundial. Seu pai, renomado médico do Tirol, a mãe mulher de rara beleza, natural de Viena. Muito menina ainda, Maria Imaculada foi estudar na Suíça, mais tarde entrou na Congregação das Irmãs Franciscanas. Com elas quis ser missionária, por isso veio para o Brasil.

 

O navio aportou em São Francisco do Sul, seguindo para Canoinhas onde logo ela começou a lecionar. Mais tarde mudou-se para o município de Gaurama, depois para Erechim, estado do Rio Grande do Sul.

Saindo da Congregação foi para São Paulo, de lá foi chamada para Bom Retiro (Luzerna). Mestra de alemão, italiano e português, ensinava os filhos dos italianos a Língua Portuguesa.Em 1930, casou casou-se com Luiz Beal. Um dos fundadores de Água Doce, Sr. Erasmo Ferretti trouxe-a de Bom Retiro em 1935. Maria Imaculada Brunner Beal educou os fundadores de Água Doce e os filhos dos mesmos durante toda a sua vida, tem sido fonte e baluarte  da cultura água-docense como: professora de escola, produtora e diretora de teatro, maestrina do coral do coral da Igreja, professora de piano e violino, poetiza de grande sensibilidade, bem participou da formação de diversas pessoas importantes. Seus versos refletem uma fé profunda e um amor intenso pelo fiel companheiro de sua vida.Maria Imaculada Brunner Beal, uma vida dedicada a educação e cultura. 

Parabéns
Homenagem Casa da Cultura Maria Imaculada Brunner Beal – Água Doce